Cite as consequências dos solstícios e equinócios e das zonas térmicas para a vida do ser humano
Respostas
Em astronomia, no equinócio, ambos os hemisférios terrestres recebem a mesma intensidade dos raios solares. A luz solar está perpendicular ao Equador. Dias e noites com a mesma duração, ocorrem nos dias 21 de março e 22 de setembro,
No solstício, um hemisfério terrestre recebe a maior intensidade dos raios solares. A luz solar está perpendicular ao Trópico de Câncer ou Capricórnio. Ocorre em 21 de junho e 21 de dezembro.
Sabemos que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados, por isso a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.
Luz e calor são fatores que tem forte influência sobre a vida. Animais, inclusive o homem e plantas, necessitam da luz e dos calor para sobrevivência, garantindo assim maiores concentrações de vida nas zonas térmicas temperadas e zona tropical ou intertropical.
A maior parte da população mundial bem como a quase-totalidade dos países desenvolvidos encontram-se nas zonas temperadas, principalmente na temperada norte.
São grandes concentrações populacionais e urbano-industriais, tais como nordeste dos Estados Unidos, sudeste do Canadá, noroeste europeu, entre outros.
Bons estudos!