Respostas
Quanto à evolução histórica podemos reconhecer três estágios fundamentais no desenvolvimento da atividade industrial: o artesanato, a manufatura e maquinofatura ou industria moderna
Artesanato – Estagio em que o produtor (artesão) executa sozinho todas as tarefas da produção e até mesmo comercialização (em geral local) do produto. Não há uma maior divisão social do trabalho nem o emprego de máquinas somente o uso de ferramentas simples.
Manufatura – a manufatura corresponde ao estágio intermediário entre a manufatura e a indústria moderna. Nesse estágio, já ocorre a divisão do trabalho (cada operário realiza uma tarefa ou se responsabiliza por parte da produção), mas a produção depende fundamentalmente do trabalho manual, embora sejam empregadas algumas máquinas simples. A manufatura caracterizou a fase inicial do capitalismo, sobretudo nos séculos XVII e XVIII. De modo geral nesta fase o artesão deixou de ser o responsável por todas as etapas de produção e se transformou em assalariado. O capital e os meios de produção já eram propriedades do patrão.
Maquinofatura ou indústria moderna - é o estágio atual, iniciado no século XVIII com a revolução industrial. Pode ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia
Modernas (carvão mineral, petróleo etc.), produção em larga escala, e grande divisão especialização do trabalho. Em muitos casos, a especialização do trabalho é tão grande ou especifica que o trabalhador perde a noção do todo ou do produto final.