• Matéria: Português
  • Autor: brunaviana14
  • Perguntado 7 anos atrás

No 1° conto do livro de Monteiro Lobato "cidades mortas" ha um trecho que diz "Ali tudo foi, nada é. Não se conjuga o verbo no presente. Tudo é pretérito." O conto abaixo também faz parte da obra "cidades mortas". Considerando o período literário em que foi escrito o objetivo da obra, faça uma análise da história, relacionando com o trecho citado acima.​

Anexos:

Respostas

respondido por: Liziamarcia
2

Considerando o período literário em que foi escrito , o objetivo da obra, faça uma análise da história, relacionando com o trecho citado acima.

PERÍODO LITERÁRIO

Foi publicado em 1919 . Ele escrevia sobre um regionalismo com influências naturalistas de um quase sertanismo.

O próprio Lobato afirmava que ele ambivalente na literatura era um pré-modernista .

OBJETIVO DA OBRA

Mostrar através das "Cidades Mortas" o retrato de um Brasil decadente no valendo Paraíba com a queda do ciclo do café início do seculoXX.

ANÁLISE DA HISTÓRIA

0 Conto um HOMEM DE CONSCIÊNCIA mostra que após a decadência do Vale do Paraíba com a queda do ciclo do café , as pessoas apenas pensam que:

➖ "onde tudo foi e nada é: Não se conjugam verbos no presente. Tudo é pretérito. "(...) cidades moribundas arrastam um viver decrépito...(...)

➖"Gasto em chorar na mesquinhez de hoje as saudosas grandezas de dantes".

O texto tem como personagem central um homem simples, do meio rural, que devido aos problemas ocorridos na sua cidade , ele é convidado para ser delegado , mas como ele não dá valor a si mesmo ,não quer ocupar o cargo tão almejado pela sociedade.

O fato ocorre em Itaoca, uma cidadezinha fictícia que o escritor Monteiro Lobato usa para mostrar os inúmeros questionamentos sobre valores e sobre a moral de JOÃO TEODORO ,que prefere ir embora da cidade, a aceitar ser o delegado , achando que o cargo é muito importante para ele uma pessoa tão humilde .


brunaviana14: obrigada
Liziamarcia: De nada!
Perguntas similares