sobre a origem dos seres vivos duas teorias sustentaram uma polémica nos meios científicos até fins do século XIX a teoria da abiogênese e a teoria da biogênese sobre essa temática Diferencie os experimentos realizados por Redi needham spallanzani e paster e explique para qual fim foram realizados ?
Respostas
Teoria da Abiogênese
A abiogênese, também chamada de Teoria da Geração Espontânea, definia que os seres vivos se originam a partir de matérias sem vida e de processos de decomposição.
As reações orgânicas de decomposição da matéria teriam o poder de originar formas de vida, o que era chamado de força vital.
Por exemplo: acreditava-se que ratos surgiam a partir de tecidos sujos e que os sapos se originavam da lama existente em ambientes úmidos.
Entretanto, hoje em dia sabe-se que essa força vital é, na verdade, uma reação química de compostos orgânicos.
A teoria deixou de fazer sentido a partir dos estudos do cientista Franchesco Redi, que conseguiu comprovar que as larvas encontradas em cadáveres em decomposição não surgiam espontaneamente.
A partir de um experimento com matérias orgânicas em processo de decomposição Reide conseguiu demonstrar que as larvas encontradas originavam-se de ovos de moscas que se aproximavam da carne em decomposição.
Teoria da Biogênese
A biogênese surgiu após a abiogênese e explicou o surgimento dos seres vivos de forma oposta. Conforme essa teoria os seres vivos só podem nascer a partir do processo de reprodução de outros seres vivos.
A biogênese surgiu a partir dos experimentos do cientista Louis Pasteur, que conseguiu provar que a geração espontânea da abiogênese não existia.
Em sua observação foi comprovado que o nascimento de seres vivos ocorre a partir da reprodução de outros seres vivos preexistentes. Entretanto ainda há uma lacuna na teoria, já que a biogênese não explica como teria surgido o primeiro ser vivo na Terra.
A biogênese é a teoria atualmente aceita pela ciência para explicar o nascimento dos seres vivos.