Os polos de crescimento desempenham a função de atratores, representam um ponto de origem a partir do qual o crescimento acontece, e também são referências que organizam a composição e o crescimento do tecido urbano. Podem se configurar como o núcleo inicial da ocupação, mas também compreendem as demais centralidades espalhadas pelo território, ou ainda podem ser originados a partir de localidades que exercem um papel estratégico para o acesso à cidade, transporte de fluxos e para o desenvolvimento de atividades básicas como trabalho, moradia e lazer. Os polos de crescimento têm em comum o fato de serem um lugar singular dentro do tecido urbano, são marcados por sua característica de concentrar valores, sejam eles históricos, comercial ou simbólico (PANERAI, 2006). O texto procura enfatizar que os marcos de crescimento
Respostas
respondido por:
8
Lendo o texto opdemos compreender que o mesmo evidencia importantes fatores que servem como importantes fontes de atração para o desenvolvimento econômico de um determninado local.
Podemos afirmar assim que estes polos são caracterizados por um importante desenvolvimento econômico, e funcionam como regiões atrativas para diferentes indústrias bem como variadas empresas.
respondido por:
22
no contexto urbano podem acontecer a partir do próprio funcionamento da cidade como um todo, tomando valores ligados à história, atividades básicas dos habitantes ou até desenvolvimento da economia local.
Anônimo:
errada
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás