Em contraposição a teoria clássica e das relações humanas surgiu à teoria burocrática. A mesma surge com a proposta de estruturar, estabilizar e ordenar os processos administrativos, através de um sistema hierárquico que é coordenado por regras. A forma burocrática nas organizações humanas é antiga, porém só com Max Weber que obteve seu devido desenvolvimento. STRUET, M. A. M.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá: Unicesumar, 2018. Com base no conhecimento de teoria da burocracia, interprete as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: Todos os trabalhadores devem executar tarefas específicas, porém não devem ser dirigidos e controlados. Alternativa 2: A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplica-lo na prática em suas empresas. Alternativa 3: O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais sucintos e versáteis, capazes de se adequarem as empresas. Alternativa 4: Alguns historiadores verificaram que a indústria em pequena escala depende da sua organização, da administração e do pequeno número de pessoas com habilidades restritas. Alternativa 5: Homens e mulheres devem ser colocados em lugares diferentes de produção e em diferentes níveis hierárquicos, assim como os engenheiros e operários na base e os administradores no topo da pirâmide, dado as suas capacidades biológicas.
Respostas
A resposta correta é a alternativa 1) Todos os trabalhadores devem executar tarefas específicas, porém não devem ser dirigidos e controlados.
Dentro de uma organização cada funcionário deve ser alocado para área de sua espacialização de forma que engenheiros e operários ficam no fim da base e os administradores ficam no topo dela.
Sendo assim, cada membro deve saber exatamente qual a sua posição dentro da organização para que ele possa realizar o trabalho com clareza afim de atingir os objetivos da empresa.
Bons estudos!
A resposta é a letra B.
A assertiva pode ser retirada de um trecho, conforme Chiavenato:
O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta
dos trabalhos de Max Weber, o seu criado. Segundo essa teoria,
um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa
maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada com exatidão,
muito minuciosamente e em hipótese alguma permitindo que
suas emoções interfiram no seu desempenho. A Sociologia da Burocracia
propôs um modelo de organização e os administradores
não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas. A
partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração.