• Matéria: Química
  • Autor: jucicleudo
  • Perguntado 7 anos atrás


para estudar as transformações que ocorrem com a matéria, um aluno separou alguns pregos (composição química:ferro) para ser expostas ao ar. após medir a massa Inicial,cujo valor foi de 11,2 g,deixou-os em uma bancada no laboratório da escola. depois de algumas semanas verificou que a massa dos pregos tinha aumentado para 17,6g
A) o que ocorreu com os pregos?

B)que massa de oxigênio,presente no ar atmosférico,foi envolvida no processo?

C)para determinar a massa de oxigênio do item anterior você se baseou na lei de Lavoisier ou a lei de Proust ?Explique a sua escolha

Respostas

respondido por: mbueno92
140

A) Os pregos foram oxidados, isto é, o ferro reagiu com o oxigênio do ar produzindo óxido de ferro III (a ferrugem) segundo a reação:

2 Fe + 3/2 O₂ → Fe₂O₃

B) A massa de oxigênio do ar envolvida foi 6,4g (17,6 g - 11,2 g = 6,4g). O ferro dos pregos não deixou de existir, portanto o aumento de massa é consequência da incorporação do oxigênio.

C) Me baseei na lei de Lavoisier, que propõe a conservação das massas numa reação. A quantidade de ferro não se alterou, isto é, não aumentou nem diminuiu no processo de oxidação, isso implica que a razão pela qual a massa dos pregos aumentou é consequência da reação com o oxigênio.

Perguntas similares