Leia o texto e responda às questões.
Napoleão tinha forçado as outras potências europeias a mobilizar suas tropas e a aprender a lutar numa escala que só se repetiria na Primeira Guerra Mundial. E por um instante ameaçou o governo das monarquias, que dominavam a Europa havia mil anos. Contudo, as guerras de conquista e o republicanismo são mutuamente excludentes, e seu legado político foi surpreendentemente pequeno. Isso não se aplica à revolução [...]. A Europa retornaria à velha ordem, mas só por um momento [...]. A França nunca se curou por completo. Permaneceu radicalmente dividida entre seus velhos realistas, a identidade católica e os novos republicanos e revolucionários.
(MARR, Andrew. Uma história do mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. p. 359-360.)
1.Relacione o que você já estudou sobre Napoleão e sua família e o porquê de o texto afirmar que as guerras de conquista e o ideal republicano são excludentes.
2.Qual foi o legado da Revolução Francesa na Europa?
Respostas
1. Napoleão tinha forçado as outras potências europeias a mobilizar suas tropas e aprender a lutar contra intensas chuvas de artilharia combinadas com cargas de cavalaria e uma infantaria veloz.
O que Napoleão realizou, no entanto, não ia de encontro com o que pregava o ideal republicano, que colocava a França como ideal de liberdade.
2. O Legado da Revolução Francesa na Europa foi o fortalecimento e disseminação dos ideais iluministas e um recado para todas as monarquias de que o povo tinha força o suficiente para derrubá-las. Muitos países prepararam-se para agradar ou até mesmo combater seus cidadãos amis exaltados.
OLÁ : )
1. Napoleão tinha forçado as outras potências europeias a mobilizar suas tropas e aprender a lutar contra intensas chuvas de artilharia combinadas com cargas de cavalaria e uma infantaria veloz.
2. O Legado da Revolução Francesa na Europa foi o fortalecimento e disseminação dos ideais iluministas e um recado para todas as monarquias de que o povo tinha força o suficiente para derrubá-las.
Espero ter ajudado!!!
<3