O Esporte, não somente enquanto área de conhecimento, mas, principalmente enquanto campo de atuação, passou a ganhar destaque na Educação Física a partir dos anos de 1970. Nesse período, denominado por alguns historiadores como Esportivista, o Esporte passou a ser conteúdo predominante nas aulas de educação física escolar e, consequentemente, no processo de formação em nível de graduação. Alavancado por políticas públicas no período militar, áreas como a Biomecânica e a Fisiologia aplicada ao Esporte, podem ser caracterizadas como os primeiros avanços científicos da área sobre essa temática. Ou seja, o Esporte passou a ser conteúdo e campo de estudo científico de grande relevância na área. Nesse período, o ensino da técnica era prioritário e, dentro de um contexto educacional tecnicista, assim o Esporte era abordado. Com o avanço dos conhecimentos sobre o Esporte a partir de outras áreas de saber, como a sociologia, educação, história, administração, economia, psicologia, dentre outras, o Esporte passou a ser compreendido além da técnica, da tática e de suas regras. O Esporte, hoje, é, e deve ser abordado, como um fenômeno histórico e social de grande complexidade. Portanto, para atuar na área do Esporte, muitos conhecimentos e saberes de diferentes áreas devem ser aprendidos e materializados na prática, ainda mais quando tratamos do processo de Iniciação Esportiva. Ensinar uma modalidade esportiva é algo mais complexo do que se apresenta de forma imediata e a Educação Física tem buscado encarar dessa forma.
Levando em consideração o texto e tomando por base seus conhecimentos, questiono-lhe:
Você trabalha com Iniciação Esportiva e irá começar uma turma nova com cerca de 25 garotos e garotas de 11 a 14 anos de idade na modalidade de handebol. Seu diagnóstico inicial sobre a turma aponta que menos de um terço da turma já teve contato com a modalidade, seja na educação física escolar ou em escolinhas e outros espaços. Quais devem ser os procedimentos didáticos e pedagógicos iniciais que você deve tomar nos primeiros 2 meses de trabalho? Deixe claro em sua resposta quais elementos são fundamentais num início de trabalho, como o conhecimento do grupo, compreensão das perspectivas dos alunos e alunas, trabalho inicial com os fundamentos técnicos e jogos coletivos.
Registre sua resposta dirigindo-se diretamente ao professor e apresentando o seu posicionamento.
Vamos movimentar as discussões!!!
Respostas
respondido por:
4
No caso primeiramente é de suma importância que o professor, nos dois primeiros meses, faça um diagnóstico da turma.
Assim, ele poderá descobrir o potencial de cada aluno, quais são as melhores posições para cada um jogar e se enturmar com a equipe de forma a motivar todos que estão.
Assim, o professor conseguirá mais disciplina da turma, incentivando eles para as práticas esportivas.
A partir disso poderá ser feito um trabalho mais técnico, com a primazia para a prática do esporte em si, desenvolvendo assim as habilidades e potencialidades de cada um.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás