Respostas
respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
Onde ocorre a respiração celular?
No interior de todas as células dos organismos vivos é onde ocorre a respiração celular, sendo que o principal objetivo do processo de respiração celular é a produção de energia por meio da oxidação de moléculas orgânicas. São três as etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.
Abaixo um breve resumo sobre as fases da respiração celular.
Glicólise
Não envolvendo o uso de oxigênio, esta fase da respiração celular ocorre exatamente no citoplasma e produz no final duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH2. Como o nome já indica, nesta etapa ocorre a quebra (lise) da glicólise em duas moléculas de piruvato.
Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs é a etapa sequencial à glicólise e ocorre dentro da mitocôndria, onde os piruvatos formados na glicólise também sofrem quebra e geram radicais Acetil. Há a liberação de gás carbônico e elétrons, sendo que o salto total é de mais duas moléculas de ATP.
Fosforilação oxidativa
Os elétrons, então, são transportados para as cristas mitocondriais, onde sofrerão fosforilação oxidativa. Isto é, os elétrons passam pelos citocromos, que são transportadores, e prótons são empurrados para as membranas.
Os elétrons (H+) são levados de volta para a matriz da mitocôndria com o auxílio da ATP sintase, que gera mais ATP. Como a mitocôndria fica muito ácida com a alta concentração de H+, os elétrons se conectam ao oxigênio, gerando a molécula de água. O saldo final é de 34 moléculas de ATP.