Respostas
Qual a origem da vida? No campo da Biologia existem várias teorias sobre a origem e evolução da vida, visto que ainda não se sabe ao certo como esse momento se deu. Abaixo segue um breve resumo sobre teorias do surgimento da vida.
Teoria do Big Bang
A Teoria do Big Bang é a mais aceita no campo científico sobre a origem da Terra. De acordo com esta teoria, houve uma grande explosão no universo em um período de 10 a 20 bilhões de anos atrás. Os fragmentos originários desta explosão esfriaram e se transformaram em diversos elementos químicos.
Com o surgimento do Sol, mais elementos surgiram e continuaram a se fundir. E uma destas fusões, há cerca de 4,5 bilhões de anos, surgiu o nosso planeta.
Geração espontânea
A teoria da geração espontânea, também chamada de abiogênese, como o nome indica, declara que a vida se origina de forma espontânea a partir de materiais inanimados, tendo o princípio ativo da força vital como fator de influência nesta transformação.
Evolução química
Segundo a teoria da evolução química, a vida de um organismo pode surgir a partir de outro organismo devido ao rearranjo de moléculas basais. Isto é, quando determinadas moléculas se unem em um ambiente propício, moléculas mais complexadas são geradas e vão se complexificando cada vez mais até a geração de organismos que realizam metabolismo.
Hipótese autotrófica
Em linhas gerais, a hipótese autotrófica declara que o primeiro organismo vivo era um ser autotrófico. Esta hipótese surgiu a partir da teoria de que as condições ambientais do planeta eram extremas, levando a acreditar que sobreviveriam apenas aqueles seres vivos que pudessem aguentá-las, como os organismos que viviam nas fontes termais submarinas dos mares primitivos.