Respostas
O carbono 14 é importante na arqueologia, pois é utilizado para determinar a idade do material orgânico encontrado (madeira, carvão, osso etc) e assim, pode se ter uma ideia da idade do sítio arqueológico. Essa estimativa é possível devido ao decaimento radioativo que permite saber a razão entre C12 e C14 presentes numa amostra e, assim, determinar quantas meia-vidas ocorreu e com isso a idade da amostra. Entretanto a datação por C14 tem um limite de tempo que ela consegue estipular que é entre 100 e 40 000 anos. Para os paleontólogos que trabalham com intervalos de tempo muito maiores, a datação por carbono 14 nem sempre é viável, então eles trabalham com isótopos de outros elementos.
O que é C14?
É o símbolo que representa o carbono 14 que é um isótopo radioativo natural do elemento carbono. Ele recebe esta numeração porque apresenta massa atômica 14.
O C14 é formado na atmosfera e entra no processo de fotossíntese e, por isso, todos os seres vivos possuem em sua composição certa porcentagem desse carbono.
Qual a importância do carbono para os seres vivos?
O carbono é o principal constituinte de todas as biomoléculas, é a substância que está presente em maior abundância nos corpos de todos os seres vivos.
Velocidade com que o C14 se forma
Sabe-se que o período de meia-vida ou período de desintegração do C14 é de 5.730 anos aproximadamente, este é o tempo que o isótopo leva para transformar metade dos seus átomos em 12 C.
Assim, o carbono 14 tem grande importância na Arqueologia, pois a utilização deste é de extrema importância para a datação de fósseis.
A idade do fóssil é descoberta se baseando no cálculo comparativo entre a quantidade habitual encontrada na matéria viva, e aquela que foi descoberta no fóssil.
Mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/19779822