Respostas
Em qualquer área de conhecimento, a medicina, por exemplo, à medida que vai havendo necessidade de maior aprofundamento dos fenómenos (uma doença), torna-se indispensável avançar para áreas de especialização. Assim, a partir da medicina, foram surgindo diferentes sub-áreas especializadas como a dermatologia, ontorinolaringologia, cardiologia, etc.. Também na área de conhecimento da filosofia, dada a complexidade do seu objecto de estudo, foi necessário organizar em sub-disciplinas os diferentes temas/objectos de reflexão filosófica. Desta forma torna-se mais fácil enquadrar os diferentes problemas filosóficos, de acordo com a especificidade dos conteúdos que cada um deles aborda. Neste sentido, passo a apresentar as diferentes áreas de reflexão filosófica (especialidades da filosofia), ilustrando cada uma delas com um determinado tipo de problemas específicos.
Filosofia da Religião
Deus existe? O mal que há no mundo é compatível com a existência de Deus? Até que ponto a fé religiosa deve estar ao abrigo de discussão?
Axiologia e Ética ou Filosofia Moral
Há padrões morais comuns a todos os seres humanos? Ou todas as normas morais são relativas a grupos humanos? A pena de morte é moralmente aceitável? E o aborto? E a eutanásia?
Axiologia e Estética
O que é a arte? Como é que um objecto se torna artístico? Por uma propriedade desse objecto? Pela sensibilidade de quem o contempla?
Filosofia do Direito
O que é o Direito? O Direito é expressão de uma vontade comum? É a concretização (imperfeita) da ideia de Justiça? É instrumento de poder de alguns? Como se justifica a punição de um criminoso? Vingança? Protecção da sociedade? Recuperação?
Filosofia Política
O que é o Estado? O Estado é um bem? É um mal menor? É necessário ou poderíamos dispensá-lo? Até onde deve ir o seu poder? Em que condições é legítimo um Estado intervir nos assuntos internos de outro Estado?
Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia
O que é a verdade? Há verdade em matéria moral, política e religiosa ou ela só é possível nas ciências da natureza? Ou nem mesmo nessas ciências encontramos verdades?