Respostas
Comecemos com o conceito de um advérbio.
Advérbio é a palavra que modifica o sentido de um verbo, acrescentando-lhe uma circunstância ou intensifica o significado de um adjetivo ou de outro advérbio. Pode, também, modificar o sentido de uma frase toda:
Transcrito o texto, temos:
Mal chegou à clareira, após ter percorrido a floresta de lés a lés, o Cavaleiro viu efetivamente que não era uma fogueira. Reconheceu logo a clareira de bétulas, na qual, desde sempre, ficava a sua casa. Ao lado, estava a maior árvore coberta de luzes. Era ali, naquele espaço iluminado, que iria encontrar a sua família, unicamente.
(os advérbios estão em negrito)
Em "mal chegou à clareira", mal dá a ideia de modo, a pessoa havia acabado de chegar à clareira; em "após ter percorrido" dá a ideia de tempo, um tempo depois de ter percorrido; em "a floresta de lés a lés", lés a lés é uma locução adverbial de modo, a floresta foi percorrida de maneira lés a lés (a locução significa "de ponta a ponta"); em "o Cavaleiro viu efetivamente", também é um advérbio de modo, de maneira efetiva, o mesmo em "naquele espaço iluminado, que iria encontrar a sua família, unicamente", o espaço é iluminado de maneria única; em "não era uma fogueira", há um advérbio de negação, o "não", o qual muda completamente o sentido da frase (Era uma fogueira); em "Reconheceu logo", percebe-se o sentido de tempo, ele reconheceu em pouco tempo, o mesmo ocorre em "sempre", visto que dá o sentido de um tempo contínuo, há muito tempo; em "Ao lado, estava a maior árvore", "ao lado" dá o sentido de lugar, o lugar onde estava a maior árvore era do lado de algo, o mesmo ocorre em "Era ali, naquele espaço iluminado", pode-se transformar "ali" em naquele lugar, nesse lugar, etc. (era naquele lugar, naquele espaço iluminado...). Por isso, os advérbios são, pela cronologia do texto, "mal", "após", "lés a lés", "efetivamente", "não", "logo", "sempre", "ao lado", "ali" e "unicamente".