De acordo com o ensaísta brasileiro Antônio Cândido, a sociologia como ciência teve dois períodos de aprimoramento das técnicas:
a) o primeiro período, entre 1820 e 1880, em que a sociologia seria associada à filosofia e ao direito, e o segundo período, já no início do século XX, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.
b) o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1980, quando a alteração do paradigma internacional de poder e de Estado abre espaço para a atuação de novas disciplinas sociais.
c) o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1940, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.
d) entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria praticada por físicos e químicos que, ao se interessarem por fenômenos sociais, criaram métodos semelhantes às suas ciências de ofício.
e) apenas a partir da década de 1940, quando a sociologia passa a ser entendida como disciplina universitária.
Respostas
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra c, qual seja: c) o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1940, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.
Isso porque o texto do enunciado diz respeito a como a sociologia se desenvolveu como ciência.
Importante notar que tal desenvolvimento se deu a partir da perspectiva da construção do método científico para as Ciências sociais.
espero ter ajudado!
Resposta: C) o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1940, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.
Explicação: