Respostas
A teoria do heliocentrismo é aquela segundo a qual o centro do nosso Sistema Solar é o Sol,e não a Terra, como a a teoria anterior a ela (o geocentrismo) acreditava.
Ela foi sugerida, pela primeira vez, por Nicolau Copérnico e comprovada por observações posteriores feitas por Galileu com a sua luneta.
Talvez a sua maior relevância se deva à constatação de que as coisas não são, necessariamente, como parecem ser. Dois corpos de pesos diferentes caem ao mesmo tempo, contrariando o bom senso comum, demonstrou Galileu, com o seu experimento na Torre de Pisa. As órbitas dos planetas são elípticas e não circulares, mediu Kepler. As coisas caem por causa de uma força universal chamada gravidade, deduziu Newton.
A teoria do heliocentrismo é um marco que define o começo da ciência moderna, baseada na observação, na experimentação, na formulação de hipóteses testáveis, na construção de modelos matemáticos formais e verificáveis.
Ela pôs fim à era dos achismos, das observações superficiais e da fé inabalável na autoridade, que podia dizer as maiores bobagens científicas e mandar para a fogueira quem se atrevesse a lhe contrariar.
A partir do heliocentrismo, o homem começou a a acreditar mais em si mesmo, em suas conclusões e a aprender que única autoridade verdadeiramente incontestável é a mãe Natureza.
:-)