Respostas
Quanto ao Brasil, há uma grande quantidade de matrizes energéticas para energias renováveis, que são fontes disponíveis para suprir a demanda de energia de determinado local, podendo ser um país ou o nosso planeta de maneira geral. A matriz elétrica brasileira é ainda mais predominante, e nós podemos chegar a essa conclusão facilmente analisando a quantidade de usinas hidrelétricas espalhadas pelo país. A matriz elétrica brasileira é baseada em fontes renováveis de energia, o que implica na baixa produção de gases estufa, sendo ambientalmente bom.
Respondendo a pergunta, as medidas que podem ser tomadas são, de uma maneira bem básica, relacionadas ao investimento que se pode fazer em novos tipos de energia. Infelizmente o Brasil possui, comparado a produção de energia de hidrelétricas, uma baixa produção com base em matrizes eólicas e solares. Entretanto, é importante destacar que o Brasil teve uma evolução nestes tipos de energias renováveis.
O Brasil tem um potencial bem alto de eletricidade a partir de energia eólica, sendo a região com maior potencial o Nordeste, tanto que a maioria dos parques eólicos encontram-se nessa região. Essa energia é importante porque gera impactos ambientais pequenos, entretanto, a desvantagem é o preço, que é alto para pagar a instalação de parques eólicos.
A energia solar, assim como a eólica, é limpa; e novamente, o Nordeste seria a região com maior potencial para receber as usinas devido a grande incidência de raios solares nessa região. Apesar de representar uma baixa taxa da portentagem de produção de energia no Brasil, é um dos sistemas de geração de energia que mais cresce no nosso país.
Caso houvesse uma grande necessidade de serem produzidas mais, o país poderia ainda adotar uma maior quantidade de usinas hidrelétricas, visto que o Brasil tem o considerado terceiro maior potencial hidráulico no mundo, atrás apenas da China e da Rússia, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Mas vale destacar que comparado as outras duas energias citadas acima, esta é a que provoca maior perda de meio ambiente, destruindo fauna, flora e ainda causando prejuízos a sociedades humanas locais na área onde será contruída a usina.