Segundo Godoy (1988, p. 38), “ensinar sempre implica intercâmbio entre, no mínimo, dois indivíduos que se encontrem de forma deliberada, promovendo o ajuste de ambas as partes e do qual se espera algum tipo de resultado.” Nesse sentido, compreende-se que ensinar também é uma forma de aprender, e que entendemos melhor o conteúdo quando compartilhamos o nosso conhecimento, quando temos que ensinar alguém. Considerando que com o passar do tempo a sociedade mudou, a tecnologia evoluiu e que as relações não são as mesmas, sobre o processo de ensino Roberto Carneiro (2001, p. 31 – 33) afirma que há uma necessidade de “repensar o modelo pedagógico em aplicação nas nossas escolas, à luz dos novos e diferentes modos de aprender. ”
CARNEIRO, R. (Org.) 2020: 20 anos para vencer, 20 décadas de atraso educativo, p.1-77, In. O Futuro da Educação em Portugal - Tendências e Oportunidade: Um estudo de reflexão prospetiva. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.
GODOY, A. S. Didática para o ensino superior. São Paulo: Iglu, 1988.
Diante desse contexto, reflita sobre a função de ensinar e as mudanças ocorridas na sociedade e discorra sobre como deve ser o professor no século XXI.
Para fundamentar sua resposta leia o artigo "A difícil tarefa de ser professor no século XXI" anexado abaixo e também disponibilizado na Sala do Café.
Respostas
respondido por:
0
Uma das princpais mudanças no que se refere ao ato de ensinar para o professor do século XXI, compreende o fator de inclusão, no que tange ao atendimento personalizado aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Considerados como individuos marginalizados durante muito tempo em nossa sociedade, é fundamental que estes professores iniciem formações continuadas e se especializem no atendimento correto a estes alunos, para que haja uma maior equidade de oportunidades e acesso ao conhecimento.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás