(CESCEM-SP) O período abaixo foi redigido de cinco formas diferentes. Assinale a alternativa correspondente ao período que tem a melhor redação, considerando correção, clareza, concisão e elegância:
Escolha uma:
a. E foi, assim, que ele, pela vez derradeira na sua vida, viu Maria Eduarda, grande muda, toda negra naquela claridade, na portinhola daquele vagão que a levava para jamais.
b. No vagão em que foi embora para sempre, a Maria Eduarda apareceu para ele – pela última vez na vida deste – muito grande e muda, toda negra numa claridade; ela estava debruçada na portinhola.
c. E, então, pela última vez na sua longa vida, ele viu a Maria Eduarda, grande e muda, toda de negro naquela claridade, debruçada na portinhola em cujo vagão ela partia para sempre.
d. E foi assim que ele, pela derradeira vez na vida, viu Maria Eduarda, grande, muda, toda negra na claridade, à portinhola daquele vagão que para sempre a levava.
e. E foi assim, que ele pela derradeira vez na vida, é que viu Maria Eduarda, grandona, emudecida, toda de preto naquela claridade, na portinhola daquele vagão que a levava para nunca mais.
Respostas
A alternativa correta da questão é a letra D:
"E foi assim que ele, pela derradeira vez na vida, viu Maria Eduarda, grande, muda, toda negra na claridade, à portinhola daquele vagão que para sempre a levava."
O enunciado solicita que escolhamos o período que tem a melhor redação, considerando a correção, a clareza, a concisão e a elegância.
Logo, de todos os períodos listados acima, este é o que mais satisfaz ao que foi solicitado, pois percebemos nele a presença de vírgulas no lugar adequado, a crase no lugar certo, a concisão e a coerência nas concordâncias verbais e o entendimento muito claro e objetivo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
d. E foi assim que ele, pela derradeira vez na vida, viu Maria Eduarda, grande, muda, toda negra na claridade, à portinhola daquele vagão que para sempre a levava.