• Matéria: Geografia
  • Autor: bakugoukatsuki6666
  • Perguntado 7 anos atrás

O Brasil destaca-se entre os maiores países do globo, por apresentar uma grande extensão territorial no sentido leste-oeste e no sentido norte-sul. É comum que essa dimensão seja vista como uma grande vantagem já que são maiores as possibilidades de ocorrência de jazidas minerais, de depósitos petrolíferos, capacidade hidrelétrica, presença de solos férteis, entre outras. No entanto, essa grande dimensão pode representar também alguns problemas.

Cite dois exemplos desses problemas.

Respostas

respondido por: eloisa0098123
20

Geografia do Brasil refere-se aos aspectos físicos naturais do país que, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, é o quinto maior país do mundo. Localizado na América do Sul, seu relevo apresenta-se relativamente suave, composto por grandes bacias sedimentares, das quais destaca-se a bacia Amazônica, cercada por planaltos de altitudes moderadas. O ponto culminante do Brasil é o Pico da Neblina, com 2 994 m acima do nível do mar. De forma geral, a origem geológica do território é antiga, cujas formas de relevo suaves são resultados do contínuo intemperismo dos escudos cristalinos.

Situado na zona tropical, ocorre o predomínio de climas quentes em boa parte do território, embora a pluviosidade varie desde regiões úmidas ao semiárido. No sul do Brasil, onde são registradas as menores temperaturas do país, o clima é subtropical. A abundância de chuvas em boa parte do território favorece a manutenção de uma das maiores redes hidrográficas do planeta, colocando o Brasil como principal detentor do potencial hídrico mundial. Grandes rios, como o Amazonas, São Francisco, Araguaia e Paraná, são os principais de suas grandes bacias de drenagem. Contudo, eventualmente o país enfrenta problemas dos extremos climáticos, como secas e inundações.

espero que ajude

respondido por: mariaritaaraujo565
7

Resposta:

Dificuldades de construção e manutenção das vias de circulação; encarecimento da distribuição de energia elétrica; dificuldade de promover a integração econômica de suas diferentes regiões.

Perguntas similares