Usando recursos energéticos que temos disponíveis no planeta, os homens primitivos conseguiram melhorar a sua vida, concretizando os primeiros passos para evolução e progresso da espécie humana. São relatos do uso da Engenharia, que se manifestava criando meios para que a energia fosse transformada, conservada ou consumida. Um exemplo que temos de transformação de energia utilizada pelo homem primitivo, e que trouxe sem dúvida um conforto maior para os seres humanos que viviam naquela época, foi a descoberta do fogo.
PIQUEIRA, José Roberto Castilho. Introdução à Engenharia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Qual é o tipo de transformação de energia utilizada para que ocorra esta grande descoberta exposta no texto acima? Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Energia térmica em energia química.
Alternativa 2:
Energia nuclear em energia química.
Alternativa 3:
Energia elétrica em energia mecânica.
Alternativa 4:
Energia mecânica em energia térmica.
Alternativa 5:
Energia mecânica em energia química.
Respostas
Resposta: Resposta mais coerente é a alternativa 4.
Para que ocorra o fogo, precisamos de 3 componentes. O combustível, o comburente e a fonte inicial de calor, ou ignição.
Nos tempos primitivos o combustível na sua maioria das vezes era a madeira. O comburente sempre foi o oxigênio e a ignição como não existia esqueiro nem fosforo, era de maneira mecânica seja atritando pedra uma na outra ou girando galhos em madeira para criar brasa.
Todas essas formas arcaicas de ignição que citei, precisa de um esforço físico para que ocorram. Logo para se criar uma faísca ou uma brasa para começar o fogo, precisamos doar energia mecânica para conseguir algo na forma de energia térmica.
Portanto, o tipo de transformação necessária para ocorrer o fogo (ignição) é a de energia mecânica em energia térmica.
Resposta:
Alternativa 4:
Energia mecânica em energia térmica.
Explicação: