Respostas
Medir a evolução do treino é indispensável a qualquer atleta, não importa o nível de preparo: por um lado, porque dá mais motivação. E, por outro, porque revela onde estão suas maiores dificuldades e dá pistas de como superá-las.
Para fazer essa avaliação, os especialistas costumam usar alguns índices. Conheça abaixo os principais deles e entenda como eles podem ajudar você a otimizar seu rendimento, de forma segura.
No começo, quando a velocidade é menor, o esforço concentra-se na coordenação entre as passadas, os braços e a respiração. Mas o encadeamento logo fica automático. Quando isso acontece, os treinos precisam trabalhar a precisão dos movimentos nas articulações (principalmente joelhos e tornozelos). Isso diminui a ocorrência de lesões.
Esta variável mede a capacidade do atleta em manter o ritmo, tendo de lidar com alguns obstáculos. Na terra, árvores e pinguelas são exemplos reais. Nas competições urbanas, os obstáculos podem ser retardatários na pista ou mesmo problemas no asfalto, como buracos e lombadas.
espero ter ajudado bjs ❤❤