Respostas
A palavra MAPA é usada genérica e indiscriminadamente como sinônimo das palavras CARTA e PLANTA – essa confusão ocorre muito no Brasil e tem origem no uso popular de documentos cartográficos. Por comodidade, os usuários passaram a designar todo documento cartográfico por mapa.
Escala de Representação
Como bem sabemos a escala é uma relação entre a dimensão do terreno na Superfície Física da Terra (D) e sua correspondente na imagem ou documento cartográfico (d). Para conseguirmos representar qualquer feição ou área da superfície terrestre em um produto cartográfico, é necessário inserir uma escala para fornecer a proporção ao usuário.
Não existe nenhuma convenção cartográfica que classifica mapa, carta ou planta de acordo com sua escala, entretanto por análises quantitativas podemos defini-los conforme a tabela abaixo: :
mapa carta planta
escala pequena escala media escala grande
mapa
mapa possui algumas características que podem ser identificadas:
-Representação plana;
-Geralmente possui escala pequena (grandes áreas);
-Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc) e divisa político-administrativas;
-Destinado a fins educativos, culturais, ilustrativos, planejamento e tomada de decisão.
partir destas características podemos generalizar o conceito de MAPA como:
“Mapa é a representação do plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de um corpo celeste, delimitada por elementos físicos ou culturais, destinada aos mais variados usos”
carta
.As principais características das cartas são:
-Representação plana;
-Geralmente escala média ou grande;
-Limites das folhas constituídos por linhas convencionais;
-Avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes;
-Geralmente, faz parte de um mapa
Desta forma, podemos generalizar o conceito de CARTA como:
“Carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada da superfície de um corpo celeste, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais – paralelos e meridianos – com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala.”
planta
A PLANTA é um caso PARTICULAR da carta. É uma representação em escala grande de uma área muito limitada, portanto, com maior quantidade de detalhes.
Portanto, definimos a PLANTA como:
“Planta é a representação em escala grande de áreas suficientemente pequenas que podem ser tomadas por planas (a curvatura da Terra pode ser desconsiderada), sem erro sensível.”
Um exemplo é a planta de situação, utilizada em obras de engenharia e atualização cadastral. Podemos observar que a quantidade de detalhes apresentados na planta pelas feições é maior do que comparada com as cartas e mapas, devido a escala deste produto ser grande e representar uma região menor.