Respostas
Motivos:
A maior potencia socialista, URRS enfrentou uma crise. Países socialistas começaram a ter muitos problemas sociais mortes e fome. A população soviética não estava contente com o sistema socialista e passou a forçar o governo para uma abertura política e econômica. Com isso, o desejo de instaurar um regime democrático na União Soviética acelerou a queda do socialismo no país. Com a queda da URRS o Capitalismo prevaleceu de pé.
Resposta:
A queda do socialismo soviético se deu por vários fatores:
O capitalismo fechou o cerco ao bloco comunista, fazendo boicote aos seus produtos, e obrigando todos a fazê-lo (o EUA quem encabeçou o movimento).
Sem rotatividade nas relações comerciais, o bloco comunista (ou Socialista, seria mais correto) acabou se tornando nações com tecnologias obsoletas em quase todos os sentidos.
O descontentamento das populações tb ajudou à queda, pois muitas nações aliadas à URSS pelo pacto de Varsóvia exigiam independência ou saída do bloco, como muitos territórios anexados à Rússia na Segunda Guerra Mundial.
A queda do Muro de Berlim tb teve grande repercusão, bem como a abertura da política russa com o Presidente Gorbachev (perestroika), esse último foi a gota dágua. Se o país que chefiava todos os outros caiu, nada mais restou aos outros a não ser renderem-se ao capitalismo.