Respostas
No início da sessão: contextualizar o tema; apresentar os cartões que serão trabalhados; organizar as ações.
No final da sessão: avaliar a sessão; estimular a reflexão sobre competências e valores, conhecimento e compreensão de aptidão física e
saúde, transcendência da atividade; organizar estratégias para os próximos encontros.
Você encontra na frente de cada cartão instruções sobre segurança, equipamentos e pense na INCLUSÃO a serem utilizados no início de
cada sessão.
Os cartões de recurso pedagógico apresentam algumas sugestões de abordagens nos seguintes tópicos:
1 - Adquirindo e desenvolvendo habilidades busca ajudar as crianças a melhorar suas habilidades.
2 - Adaptações e variações usam o formato de STEP (passo a passo):
S = Espaço T = Tarefa E = Equipamento P = Pessoas
Use as sugestões oferecidas sob esses títulos para variar os jogos, facilitando ou dificultando estes, bem como para incluir jovens com necessidades
especiais e com deficiências. Contudo, não se limite a elas: crie, inove, avance.
3 - Selecionando e aplicando habilidades e táticas
4 - Avaliando e melhorando o desempenho oferecem ideias simples de questões que os professores podem usar para ajudar as crianças.
5 - Transcendendo a atividade propõe reflexões que estimulam os participantes a superar o olhar e a vivência restrita das atividades,
provocando-os a enxergar para além delas e a buscar a transferência para outras situações relacionadas aos movimentos, jogos e
ações do cotidiano.
6 - Há um cartão separado sobre Conhecimento e compreensão de aptidão física e saúde, que fornece ideias que podem ser incorporadas
a qualquer uma das atividades.
7 - Competências e Valores oportunizam compreender o significado do jogo como ferramenta educativa, ao mesmo tempo em que
possibilitam a sua análise e a sua discussão pelas crianças no fazer da atividade.