Educação indígena: do bilinguismo à interculturalidade
Desde 1996 à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), n. 9.394/96, normatiza a educação indígena baseada nas particularidades de cada grupo étnico, suas diferenças de origem e em geral, da cultura ocidental branca europeia, sejam elas diferenças culturais e linguísticas. Sobre a Política Educacional Indígena é correto afirmar:
1. Destaca a formação de profissionais qualificados nas culturas indígenas específicas, não havendo necessidade de aprofundamento nas demais etnias indígenas e demais grupos étnico-culturais.
2. É focada na realidade de cada grupo étnico indígena e suas particularidades linguísticas, no aprofundamento da cultura nacional e na proficiência da língua portuguesa.
3. Os programas curriculares devem ser bilíngues, mas sempre tendo como referência a cultura brasileira e mundial, deixando a cultura indígena apenas para o cotidiano e tradições locais.
4. Não é necessária a abertura de escolas nos territórios considerados indígenas, pois devem frequentar as escolas inseridas nos municípios para aquisição da língua portuguesa.
5. É obrigatório o desenvolvimento de programas curriculares que considerem e valorizem a diversidade cultural local, bem como a formação de educadores especializados nas culturas indígenas.
Essa o cara marcou tambem
Respostas
respondido por:
0
Alternativa 5.
As relações de estudo como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de educação e formação do indivíduo, e, como nos referimos a escolarização indígena essa formação é aproveitada de forma coerente quando existe a inclusão em sala.
Sim, a parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
Por fim, a compreensão dos espaços deve aproximar a população indígena da educação comum e com isso a necessidade de novas fontes de comunicação se fazem necessária para que todos os espaços estejam integrados.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás