Educação indígena: do bilinguismo à interculturalidade
A Resolução CNE/CEB n. 3, de 10 de novembro de 1999, que fixa as Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas, em seu artigo 2 determina os elementos básicos para sua organização, a sua estruturação e o seu funcionamento: I - sua localização em terras habitadas por comunidades indígenas, ainda que se estendam por territórios de diversos Estados ou Municípios contíguos;
II – exclusividade de atendimento a comunidades indígenas;
III – o ensino ministrado nas línguas maternas das comunidades atendidas, como uma das formas de preservação da realidade sociolinguística de cada povo;
IV – a organização escolar própria;
V- professores especialistas em cultura indígena. Assinale qual a alternativa correta na qual contém todos os elementos do referido artigo:
1. I, II, IV, V.
2. II, III, IV.
3. I, II, III, V.
4. I, II, V.
5. I, II, III, IV.
Respostas
respondido por:
0
Todas as alternativas estão corretas.
As relações de estudo como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de educação e formação do indivíduo, e, como nos referimos a escolarização indígena essa formação é aproveitada de forma coerente quando existe a inclusão em sala.
Sim, a parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
Por fim, a compreensão dos espaços deve aproximar a população indígena da educação comum e com isso a necessidade de novas fontes de comunicação se fazem necessária para que todos os espaços estejam integrados.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás