O gestor administrativo procura tomar decisões de modo que tragam resultados positivos às organizações. Neste sentido, os estudiosos evidenciam o processo decisório partindo de três fases, além de dois tipos de decisões as quais esse gestor vai se deparar no processo de tomada de decisão. Considerando os estudos acerca do processo decisório, avalie as afirmações a seguir: I. O processo decisório tem como etapa inicial analisar o problema ou a situação que demanda uma solução (decisão). II. A última etapa do processo decisório é o julgamento e escolha da alternativa, ou seja, é a decisão tomada pelo gestor. III. A fase seguinte à prospecção é a fase de concepção, ou seja, quando o gestor busca alternativas de solução para um problema/situação. IV. As decisões podem ser programadas e não programadas. A primeira implica em lidar com situações/problemas rotineiros e habituais e a segunda refere-se a situações/problemas extraordinários. A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: Está correta a afirmação I, somente. Alternativa 2: Estão corretas as afirmações I e II, somente. Alternativa 3: Estão corretas as afirmações II e III, somente. Alternativa 4: Estão corretas as afirmações I, III e IV, somente. Alternativa 5: Todas as afirmações estão corretas.
Respostas
A alternativa correta da questão é a alternativa Alternativa 5: Todas as afirmações estão corretas.
O processo decisório é de fundamental importância para uma gestão administrativa eficaz e que, para isso, utiliza-se de três etapas:
A Prospecção, que inclui a análise do problema a ser demandado, ou qualquer outra situação que requer uma solução:
A Concepção, fase em que se cria soluções ou alternativas para solucionar o problema;
E a Decisão, fase em que finalmente se julga e se escolha a melhor alternativa para aquela situação.
Além disso, o processo decisório poderá ser programado ou não programado, sendo que o programado é repetitivo e rotineiro e são decisões tomadas automaticamente.
Já o não programado é aquele que não depende de soluções automáticas pois é desestruturado.
Esse tipo de processo é o que mais requer habilidade em termos de solução, por parte do decisor.
Espero ter ajudado!