De acordo com Antônio Carlos Robert de Moraes (2003), a Geografia produzida Ratzel é a ideologia do imperialismo alemão. Sobre Ratzel afirma-se que:
I Era um intelectual a serviço do projeto estatal, pois sua obra teórica legitimava o expansionismo alemão. Sua teoria compara com a luta pela vida, em que a finalidade primordial é obter espaço, no qual a recompensa da vitória sempre foi o proveito do território.
II Escreveu obras como Antropogeografia, na qual discutia a relação do homem com o meio.
III No campo metodológico sua obra não obteve grandes avanços. Continuou com sua base geográfica empírica, pautada na observação e descrição. Em especial sobre esse último aspecto, Ratzel propunha ir além da descrição simples; procurava buscar uma síntese das influências do meio em escala mundial.
É VERDADEIRO o que se afirma em
a.
I, II e III.
b.
I, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
III, apenas.
e.
II, apenas.
Respostas
respondido por:
2
a. I, II e III.
Ratzel é um dos pensadores geógrafos de maior estudo e relevância ainda nos dias de hoje, embora sua teoria hoje esteja completamente refutada os seus estudos foram capazes de dar vida a outras correntes e evoluir muitos pensamentos.
Quem fazia corrente contrária a esse autor foi o Vidal de La blache e até hoje também demonstra muita importância para o estudo do pensamento geográfico. Ratzel defendia o determinismo, enquanto que LaBlache defendia o possibilismo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás