Segundo a Pastoral da Mobilidade Humana, pelo menos 200 imigrantes haitianos passaram pela cidade de Corumbá e que todos os dias grupos entram por meio da fronteira com a Bolívia. Para conseguir permanência em território brasileiro, muitos pedem status de refugiados na Polícia Federal. Em comum, eles não querem permanecer em Corumbá, pois muitos têm famílias em outros cantos do Brasil. Por estarem ilegais, não conseguem viajar para encontrar os parentes. Quando são encontrados pelos agentes da Polícia Federal, recebem uma notificação para deixar o país e com esse documento tentam recorrer a outros órgãos. (Fonte: G1. Situação dos haitianos em município de MS preocupa Defensoria Pública da União Publicado em: 20.06.2018. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2018.)
Respostas
( F ) Os haitianos preferiram o Brasil, tendo em vista a proximidade conquistada durante a missão de paz, pela possibilidade de crescimento econômico e por não haver índices de xenofobia registrados neste país.
( V ) De acordo com a nova Lei de Migração brasileira, os haitianos poderão solicitar a autorização de residência através da acolhida humanitária.
( F ) O pedido de reunião familiar descrito pelo recorte jornalístico não é possível diante da nova Lei de Migração. Para que seja possível, inicialmente, os estrangeiros terão que demonstrar a contratação em empregos na cidade onde se encontra sua família.
( V ) Mesmo ilegais, de acordo com a nova Lei de Migração, os haitianos terão direito a um advogado e a um devido processo legal, como forma de cumprimento da política migratória de não criminalização do imigrante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
F – V – F – V. Correto
Resposta:
F – V – F – V.
Correto, corrigido pelo AVA em 05/2020.
Explicação: