Um texto pode apresentar mais de uma função de linguagem. No entanto, podemos dizer que umas funções são mais predominantes do que outras em determinados contextos. Com base no texto a seguir, sobre as funções de linguagem predominantes nele, assinale a alternativa CORRETA: "Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e, portanto, vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso. " Pessoa, Fernando. O livro do desassossego. FONTE: . Acesso em: 11 jun. 2018. a) Fática e poética. b) Metalinguística e poética. c) Emotiva e conativa. d) Metalinguística e referencial.
Respostas
respondido por:
91
b) Metalinguística e poética.
Os textos podem conter mais do que uma função de linguagem. Existem seis funções de linguagem: função emotiva, função referencial, função conativa, função metalinguística, função poética e função fática. Mas algumas funções predominam mais do que outras em alguns contextos.
O texto em questão, “O livro do desassossego”, de autoria de Fernando Pessoa, apresenta duas funções de linguagem: a função metalinguística e a função poética.
Bons estudos!
taislopescosta:
Obrigada pela reposta Larissa
respondido por:
37
Resposta:
B
Explicação:
Mentalinguistica e poética
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás