Respostas
É uma balanceamento simples. Basta igualar a atomicidade ( número de átomos ) dos produtos com a dos reagentes. Para isso, igualamos o coeficiente ( número à esquerda do elemento. Ex.: 2H ) seguindo uma ordem: primeiro, iguala-se o número de átomos do metais, depois ametais, carbonos, hidrogênios e, por fim, oxigênio. Essa regra é conhecida como MACHO.
Logo, iremos igualar o número de átomos do cálcio ( Ca - metal alcalino terroso ), do fósforo ( P - ametal ) e do oxigênio ( O - também é ametal, mas seguindo a regra MACHO, deve ser calculado por último ):
Fórmula inicial:
CaO + P2O5 -> Ca3( PO4 )2
I) 3 átomos de cálcio ( Ca ) nos produtos inicialmente, então, necessariamente deverá haver 3 nos reagentes. Adicionamos o coeficiente 3 ao " CaO ":
3CaO + P2O5 -> Ca3 ( PO4 )2
II) Agora, o próximo passo será igualar a atomicidade do fósforo ( P ), mas note que nos reagentes há a expressão ( PO4 )2 - o 2 está multiplicando tudo que há dentro dos parênteses. Então é o mesmo que dizer P2O8.
Note que nos reagentes já temos dois átomos de fósforo ( P2 ), então este já encontra-se balanceado.
III) Finalmente iremos balancear o oxigênio ( O ). Porém, após chegar a esse ponto, é extremamente recomendável verificar o numero de átomos de O: tanto nos reagentes quanto nos produtos há 8 átomos de oxigênio, ou seja, também já está balanceada.
Fórmula final:
3Cao + P2O5 -> Ca3( PO4 )2