• Matéria: Biologia
  • Autor: xxzlz394
  • Perguntado 7 anos atrás



Qual mecanismo explica o deslocamento do predomínio do metabolismo de gordura para o predomínio do metabolismo de carboidrato que ocorre com o aumento da intensidade do exercício?

a.
A diminuição do recrutamento das fibras musculares rápidas (tipo II) que possuem enzimas glicolíticas em abundância e poucas enzimas mitocondrias e lipolíticas; e a diminuição dos níveis sanguíneos de adrenalina.

b.
O aumento do recrutamento das fibras musculares lentas (tipo I) que possuem enzimas mitocondriais e lipolíticas em abundância e poucas enzimas glicolíticas; e os níveis sanguíneos crescentes de adrenalina.

c.
O aumento do recrutamento das fibras musculares rápidas (tipo II) que possuem enzimas glicolíticas em abundância e poucas enzimas mitocondrias e lipolíticas; e os níveis sanguíneos crescentes de adrenalina.

d.
O aumento do recrutamento das fibras musculares rápidas (tipo II) que possuem enzimas glicolíticas em abundância e poucas enzimas mitocondrias e lipolíticas; e a diminuição dos níveis sanguíneos de adrenalina.

e.
O aumento do recrutamento das fibras musculares lentas (tipo I) que possuem enzimas glicolíticas em abundância e poucas enzimas mitocondrias e lipolíticas; e os níveis sanguíneos crescentes de adrenalina.

Respostas

respondido por: isamss
1

A resposta correta é a letra C.

Ao desenvolvermos qualquer tipo de atividade física, o nosso organismo produz a energia necessária para isso. O modo que o corpo irá produzir essa energia depende da intensidade da atividade, que pode exigir muito ou pouco.

As fibras musculares do tipo I, são tidas como lentas, pois são compostas majoritariamente por enzimas lipolíticas. Isso quer dizer que tem mais gordura (lipídio) em sua composição. Os lipídios, são a reserva energética do corpo humano em maior quantidade, além de que, a quebra de moléculas de gordura (para gerar energia) é mais fácil e demanda menos esforço do corpo.

Já as fibras musculares rápidas, tipo II, tem composição glicolítica. A glicose, que vem dos carboidratos, é nossa segunda reserva de energia. Portanto, quando a atividade que estamos praticando exige muito esforço, em pouco tempo, o nosso organismo foca na quebra de moléculas de glicose, pois sua degradação é mais rápida que a quebra de moléculas de lipídio.

Perguntas similares