Indicadores são instrumentos de gestão e avaliação da situação de saúde, para documentar as desigualdades, determinar grupos com maiores necessidades, estratificando o risco epidemiológico e identificando áreas críticas. Possibilitam que profissionais monitorem e avaliem os eventos que acometem a população, as condições de risco à saúde, a fim de adequar e melhorar a qualidade da assistência. Dentre os indicadores de mortalidade mais utilizados para avaliar o nível de saúde, há:
Respostas
) Em 2007, cerca de 72% das mortes no Brasil foram atribuídas às DCNT (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes, câncer e outras, inclusive doenças renais), 10% às doenças infecciosas e parasitárias e 5% aos distúrbios de saúde materno-infantis. Essa distribuição contrasta com a de 1930, quando as doenças infecciosas respondiam por 46% das mortes nas capitais brasileiras (THE LANCET, 2011).
O texto anterior faz referência à:
I. Transição demográfica.
II. Transição epidemiológica.
III. Transição epidemiológica polarizada.
Assinale a alternativa correta:
( ) a)Apenas o item I é verdadeiro.
(X) b)Apenas o item II é verdadeiro.
( ) c)Apenas o item III é verdadeiro.
( ) d)Apenas os itens I e II são verdadeiros.
( ) e)Os itens I, II e III são verdadeiros.
2) O sistema de informações objetiva promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. As informações registradas pelos profissionais da Atenção Básica servem de base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
O sistema de informação mencionado é o:
( ) a)Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
( ) b)Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab).
( ) c)Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
( ) d)Sistema de Informações Ambulatorial (SIA).
(X) e)Sistema de Informações de Vigilância Alimentar (Sisvan).
3) Indicadores são instrumentos de gestão e avaliação da situação de saúde, para documentar as desigualdades, determinar grupos com maiores necessidades, estratificando o risco epidemiológico e identificando áreas críticas. Possibilitam que profissionais monitorem e avaliem os eventos que acometem a população, as condições de risco à saúde, a fim de adequar e melhorar a qualidade da assistência.
Dentre os indicadores de mortalidade mais utilizados para avaliar o nível de saúde, há:
I. Mortalidade infantil.
II. Mortalidade por doenças transmissíveis.
III. Incidência.
Assinale a alternativa correta:
Resposta:
I e |I estão corretas
Explicação: