Nas experiências do efeito fotoelétrico, a fotocorrente é proporcional à intensidade da luz. Esse resultado isolado pode ser usado para distinguir as teorias quântica e clássica? Explique.
Respostas
Efeito fotoelétrico refere-se a liberação de elétrons por um material, mediante a exposição deste material à radiação. Este estudo foi inicialmente observado por Planck, mas foi Einstein quem promoveu os resultados experimentais.
Os estudos de Planck e Einstein contribuíram para o surgimento das teorias quânticas, introduzindo a ideia de quantificação da radiação. Trouxe soluções a respeito do cálculo de intensidade da radiação emitida por materiais aquecidos.
Se ocorrer o aumento da intensidade da luz, sem modificar a sua freqüência, observa-se que a corrente de saturação aumenta na mesma proporção, com valor do potencial permanecendo igual. Na ideia clássica, esperava-se que a intensidade maior de luz levasse a uma aplicação de força maior portanto maior energia.
Outro ponto da teoria proposta por Einstein é que não foi observado atraso no estabelecimento da corrente, no início da iluminação, mesmo para luz de intensidade baixa, diferente das ideias clássicas que defendia que o atraso seria observado facilmente.
Bons estudos!