Respostas
Lixo eletrônico consiste em problema pontual na sociedade atual. O mundo globalizado permite maior comércio de aparelhos e por consequência colabora de forma direta com a problemática ambiental. Acontece que como os produtos não possuem longa durabilidade e a indústria se renova constantemente, excesso de resíduos do gênero segue para aterros sanitários que não estão preparados para receber as produções.
Problema do Lixo Eletrônico
Por consequência os aterros sanitários ficam repletos de sujeira eletrônica, emitindo gases para a atmosfera e colaborando com o aumento do aquecimento global. Como o planeta não consegue sustentar o excesso de calor e toxicidade deixa de ter poder para enviar o excesso à atmosfera.
O excesso desce para a superfície e aumenta o nível de calor ao ponto de gerar queimadas que colocam em cheque grandes extensões de terra e animais filhotes que não conseguem escapar do fogo. Também existe a problemática do aumento de nível dos mares, o que coloca em cheque solos que se estabelecem em latitudes baixas.
Soluções para o Lixo Eletrônico
Encaminhar os aparelhos eletrônicos para centros de reciclagem que fazem o trabalho de arrumar as unidades e encaminhar de novo ao comércio ou aos centros de crianças carentes. Um exemplo de ponto que aceita receber as unidades do gênero está no Museu do Computador, em São Paulo. Com o tempo aumento o número de estruturas feitas para reciclar lixo do gênero não apenas na capital paulista como também em outras regiões do país.
Fazer a manutenção do aparelho eletrônico que está quebrado e por consequência encaminhar ao mercado de usados. Nesse sentido, além de ajudar com menos acúmulo de lixo eletrônico nos aterros sanitários, também existe a possibilidade de lucrar.
Se o aparelho estiver funcionando ao invés de jogar no lixo convencional ou deixar parado em casa procure doar para algum amigo ou criança que não tem a oportunidade de fazer a compra e adoraria ter o eletrônico.
Devolver as pilhas e baterias nos comércios em que foi realizada a compra.