A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) foi fundada na década de 1970, especificamente, em 1973. Tratava-se da formação de um sistema de pesquisa agropecuário fundamental para intensificar as ações de pesquisa e de difusão de tecnologias. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Respostas
O enunciado da questão está incompleto, mas tentarei respondê-lo da melhor forma possível.
A Embrapa foi criada com o principal objetivo de fomentar e desenvolver no Brasil as pesquisas agropecuárias, que, à época, estavam estagnadas e não possuíam muita visibilidade.
Como o Brasil é considerado um país essencialmente agrícola e extrativista, a agropecuária precisava ser impulsionada para que a nação crescesse e produzisse mais alimentos em maior quantidade e com maior qualidade.
Por meio da Embrapa é que hoje desfrutamos de uma maior quantidade de alimentos que antes não se tinham acesso (exceto nas épocas de colheita) e também mais saudáveis e em maior quantidade, o que muito enriqueceu a dieta dos brasileiros.
Assim, um dos grandes desafios da Embrapa é desenvolver, junto com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura local e genuinamente brasileiro, aliando a tecnologia no estudo da biodiversidade e favorecendo o crescimento sustentável, o que traz valorização econômica e de mercado.
Existem diversas Embrapa espalhadas por todo país, que estudam e desenvolvem os gêneros próprios de cada região:
Embrapa Uvas e Vinhos, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Amazônia Ocidental e Oriental, etc.
Espero ter ajudado!
Alternativa 2:
A EMBRAPA foi decisiva para a destropicalização da soja no Brasil. Esta era cultivada somente em áreas de latitude inferior a 30º, o que inviabilizava seu cultivo em regiões de climas temperado e subtropical. Graças ao processo de melhoramento genético promovido pela EMBRAPA, houve a criação de variedades que puderam ser cultivadas em regiões mais frias, como o caso do sul brasileiro.