alguém pode resumir pra mim? pfvv é urgente
Em tempos que se discute meios para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa, se faz necessário entender as várias nuances da violência. Muito se engana quem acredita que a agressão física é a única forma de violência existente. Uma das formas mais comuns de violência é a verbal. É importante entender o que é esta violência para que possamos combatê-la de maneira eficiente e, paulatinamente, construir uma cultura de paz.
Se você também quer entender mais sobre a violência verbal e contribuir com esse importante processo de combate à violência, confira o artigo a seguir!
O que é violência verbal?
A violência verbal é um comportamento agressivo, caracterizado por palavras danosas que tem a intenção de ridicularizar, humilhar, manipular e/ou ameaçar. Assim como acontece com a violência física, este tipo de agressão afeta significativamente a vítima, causando danos psicológicos brutais e irreparáveis. A violência verbal anda lado a lado com a violência psicológica, já que a segunda é uma consequência da primeira. Uma das grandes dificuldades em identificar a violência verbal, já que esta é uma violência por vezes sorrateira.
A violência verbal pode estar presente nos mais variados ambientes. O agressor pode ser o seu cônjuge, um gestor, um familiar, um amigo, um colega de faculdade. A violência verbal pode ser identificada através dos seguintes atos:
1- Julgamentos e críticas agressivas
Todos nós estamos sujeitos a receber críticas. Não há nada de errado nisso. A crítica se torna uma violência verbal quando o agressor não aceita a vítima, tampouco suas opiniões. O agressor pode fazer da crítica uma maneira de agredir a vítima de maneira pessoal, além de usar a crítica para falar mal da vítima para outras pessoas. Estes julgamentos são usados para prejudicar a imagem e reputação da vítima.
2- Ridicularizar a vítima
Um agressor verbal costuma ridicularizar as ideias e ações das suas vítimas. Além disso, o agressor tem o hábito de banalizar os sentimentos das vítimas e menosprezar suas realizações.
3- Insultos travestidos de piadas
Os agressores utilizam de piadas para agredir suas vítimas. São piadas que depreciam as habilidades e talentos das vítimas, insultam seus valores morais. Há ainda agressores que costumam pregar peças em suas vítimas – como sustos, por exemplo – deixando quem se assustou em uma situação de bastante constrangimento.
Violência verbal no ambiente corporativo
O local de trabalho deve ser um ambiente de realização profissional e pessoal. Para isso, é ideal criar um ambiente saudável, em que todos os colaboradores se sintam motivados em realizar suas tarefas da melhor maneira possível. Lembre-se: não há justificativa aceitável para que um colega ou chefe seja mal educado ou agressivo com outra pessoa. Portanto, não aceite esse tipo de violência. Mas, procure meios mais eficazes e seguros para reagir a ela.
Não revide a violência com outro ato violento. Caso você seja vítima deste tipo de violência, reporte o ocorrido ao seu superior ou ao responsável pela Gestão de Pessoas.
A violência verbal é tão prejudicial quanto a física?
É comum as tentativas de minimizar os impactos da violência verbal na vida de quem é vítima dela. Porém,a violência verbal pode ser tão ou até mais prejudicial que a violência física. Isso porque o problema pode levar ao desenvolvimento do estresse, depressão e ansiedade, sendo associado até mesmo a crises de síndrome do pânico e em casos mais extremos, a tentativas de suicídio.
Respostas
Podemos observar que nos tempos atuais, tenhamos que conviver com o total abuso da violência verbal. Que a cada dia vem se tornando mais comum.
Mas o que seria?
Violência verbal, nada mais é que palavras ofensivas ditas para alguém, as vezes nem se necessita de que essas palavras sejam agressivas, somente a forma de você se comunicar já seja cosiserada violência verbal.
A violência verbal pode acontecer em todos os lugares. Aqui temos alguns exemplos de como fazer essa identificação:
1. Julgamento e críticas agressivas
Esse é o que mais ocorre dentro de um ambiente empresarial,que é quando o seu chefe não aceita a sua opinião mas vc sabe de que essa opinião poderia ajudar muita gente.
2. Ridicularizar a vítima
São usadas sempre como na forma de bullying, ou seja, eu tenho que fazer a pessoa se sentir inferior a mim.
3. Indutores travestidos de piadas
A famosa"estou brincando " seja brincadeira ou não as vezes essas palavras machucam muito mais do que deveria ser um soco em nossa cara.
Violência verbal no trabalho
Quando o chefe chega exigindo um trabalho referente ao qual você já havia realizado, muitas das vezes, os chefes chegam de forma ríspida, agressiva, comprando algo as vezes que até não era a sua responsabilidade de fazer, mad você fez e ele simplesmente não considera, ou diz que "É um lixo como Você ". Esse tipo de abuso de poder nada mais é do que violência verbal .