A ginástica é uma prática corporal que se justificou pela possibilidade de ser dirigida pela racionalidade científica. Tal prática corporal, nos séculos XVIII e XIX inaugurou na sociedade moderna a possibilidade de uma educação do físico, diferente da concepção de educação somática verificada na sociedade grega e que foi superada pela expansão da ciência.
Respostas
A ginástica foi inserida dentro do contexto da racionalidade científica, visto a necessidade do bem estar e saúde de pessoas.
Dessa forma, a ginástica inaugurou na sociedade moderna a possibilidade de uma educação do físico, diferente da concepção de educação somática verificada na sociedade grega e que foi superada pela expansão da ciência.
Assim sendo, tal questão possibilitou uma gama maior de praticantes dessa modalidade.
Bons estudos!
I. O ideário burguês que se fortalecia na modernidade e nova ética corporal fundamentada no pensamento científico, reconheciam o lúdico, a alegria, e a inutilidade como aspectos importantes das práticas corporais.
II. A Physis apresentou-se com o sentido de “educação física” na sociedade moderna, mas para os gregos significava uma “identidade”, uma forma de demonstrar que a vida em comunidade era essencial.
III . O olhar científico em relação ao corpo que o concebe como uma máquina e visa instrumentalizá-lo, foi fundamental para a criação e entendimento da ginástica na sociedade moderna.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativa 4:
F, V, V.