• Matéria: Pedagogia
  • Autor: adriane20maia
  • Perguntado 7 anos atrás


O processo formativo do sujeito na contemporaneidade perpassa pela experiência escolar e toda a complexidade de situações que são intrínsecas neste contexto. Na escola aprende-se a ler, escrever, contar e todas as disciplinas científicas decorrentes do saber acumulado pela humanidade ao longo de sua trajetória. Mas essa não é a única transmissão que acontece na escola.

Aprende-se na escola que existem diferentes modos de se pensar acerca dos problemas cotidianos, aprende-se que as pessoas têm interesses e ritmos diferentes, aprende-se que a convivência precisa ser norteada por normas para que se possa viver de forma mais harmoniosa possível. Enfim, aprendem que a singularidade dos sujeitos influencia em todas as relações estabelecidas consigo e com os demais.

Você já havia se interrogado sobre o impacto do contexto escolar no processo de desenvolvimento humano ou mesmo da importância de se apropriar de saberes da psicologia para a sua prática profissional? Convido-o(a) a problematizar como e por que a psicologia do desenvolvimento impacta no fazer docente, para tanto pontue:

Como a psicologia se articula historicamente com a educação pontuando quais eram os focos de discussão entre estas ciências.
Os elementos estudados pela psicologia do desenvolvimento e seu impacto na aprendizagem.
Como a prática docente deve ser norteada por estes conhecimentos.

Respostas

respondido por: thaynnaba
14

No caso podemos afirmar que a psicologia é de suma importância no âmbito da educação tendo em vista as possibilidade que ela permite.

Assim, junto com a educação, a psicologia permite conhecer mais sobre a mente humana e a melhor forma de transmitir conhecimento.

Além disso, possibilita que determinados transtornos sejam tratados como forma de melhorar o processo de aprendizagem.

Nesse quesito, promove uma melhoria do ensino - aprendizagem de uma forma geral.

espero ter ajudado!

Perguntas similares