Respostas
Campo da psicologia que agrega a interação entre a psicologia e o direito. A principal função nesse caso é no âmbito da justiça, auxiliando em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.
Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.
Para se tornar um psicólogo jurídico é preciso fazer uma pós-graduação especializada na área, ou prestar o concurso do Conselho Federal de Psicologia com fins de obter o título.
A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.
Entre as atividades de um psicólogo jurídico está o acompanhamento dentro do sistema carcerário. Como perito, pode trabalhar com a elaboração de laudos sobre a saúde mental das partes, que podem ser juntados aos processos com o intuito de auxiliar o juiz na sua decisão.
O psicólogo jurídico atua também na mediação de litígios, na ocasião de testemunhos, e em campos delicados como o direito de família, processos de violência doméstica, adoções, guarda de menores, entre outros.