• Matéria: Filosofia
  • Autor: carolmoreirademacedo
  • Perguntado 7 anos atrás

O cuidado de enfermagem consiste na essência da profissão e pertence a duas esferas distintas, uma objetiva, que se refere ao desenvolvimento de técnicas e procedimentos, e uma subjetiva, que se baseia em sensibilidade, criatividade e intuição para cuidar de outro ser. A forma, o jeito de cuidar, a sensibilidade, a intuição, o 'fazer com', a cooperação, a disponibilidade, a participação, o amor, a interação, a cientificidade, a autenticidade, o envolvimento, o vínculo compartilhado, a espontaneidade, o respeito, a presença, a empatia, o comprometimento, a compreensão, a confiança mútua, o estabelecimento de limites, a valorização das potencialidades, a visão do outro como único, a percepção da existência do outro, o toque delicado, o respeito ao silêncio, a receptividade, a observação, a comunicação, o calor humano e o sorriso, são os elementos essenciais que fazem a diferença no cuidado. OLIVEIRA, Mailme de Souza; CARNAUBA, Flávia Pereira. Enfermagem, Ciência e Trabalho. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções e a relação proposta entre elas: I - A enfermagem é uma profissão que integra arte, ciência e principalmente o cuidado com o paciente e seus familiares na comunidade, atuando em equipes para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, prestando cuidados ou coordenando a assistência. PORQUE II - Portanto, o cuidado trata-se do centro do trabalho imutável independentemente da cultura e meios possíveis para atender o indivíduo e sua família na comunidade, dentro da realidade encontrada, sendo ações e atitudes para assistir e apoiar, facilitar e capacitar para boas condições de saúde e vida, devendo seguir parâmetros e não apenas ser vivido pelo contato, proximidade e interação com o paciente. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. d. As asserções I e II são proposições falsas. e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
13

b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I está correta, uma vez que define a profissão de enfermagem, e todos os seus atributos, de forma a considerar desde a prevenção, até o tratamento de qualidade nas instituições de saúde.

Todavia, embora a asserção II também esteja correta, a mesma não justifica os motivos por trás dos objetivos e propósitos de se qualifcar o atendimento de saúde pública a população.


07ddd: Errado l verdadeiro ll falso
jonasrodrigues1997: Resposta correta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Natani1994: Correto
respondido por: leticiabarbosap4d1vd
29

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Perguntas similares