Os elementos da comunicação e a intenção comunicativa constituem fatores imprescindíveis para a definição de uma função de linguagem. A partir do objetivo da mensagem e da ênfase dada a determinado elemento constituinte do processo comunicativo podemos definir a função predominante no texto. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os textos que discorrem sobre textos enfatizam o próprio código linguístico, esses textos constituem a função metalinguística.
b) A função referencial é predominante nos textos em primeira pessoa que enfatizam as emoções do emissor., em especial nas biografias, memórias, relatos pessoais.
c) Quando a intenção comunicativa é informar o receptor sobre um acontecimento real, o texto dominantemente apresenta a função conativa, pois a mensagem está centrada em quem envia a mensagem.
d) A função poética é característica das obras literárias que possui como marca a utilização do sentido denotativo das palavras.
Respostas
A. Os textos que discorrem sobre textos enfatizam o próprio código linguístico, esses textos constituem a função metalinguística.
A função apelativa tem o objetivo é chamar a atenção do leitor. Dessa forma, o foco agora é no receptor, a pessoa que vai receber a mensagem.
A função conativa pode ser vista nos discursos políticas, publicidade, propaganda. Resumindo: tudo que tem como função a persuasão do leitor.
Função emotiva ou expressiva: O objetivo dessa função que também é conhecida como expressiva é a transmissão das emoções e sentimentos do emissor que podem ser percebidas pelo discurso do próprio falante.
Essa função da linguagem pode ser acompanhada nos poemas, diários, cartas, dentre outros.
Função metalinguística: É usada por fazer referência a própria linguagem. Ex: dicionários e gramáticas.
Função referencial ou denotativa: O objetivo é transmitir a informação para o receptor. Ex: jornais.
Abraços!
Resposta:
letra A
Explicação:
Os textos que discordem sobre textos enfatizam o próprio código.