Duas pessoas que sabiam lógica, um estudante e um garçom, tiveram o seguinte diálogo em uma lanchonete: Garçom: O que deseja? Estudante: Se eu comer um sanduíche, então não comerei salada, mas tomarei sorvete. A situação que torna a declaração do estudante FALSA é: a. O estudante não comeu salada, mas tomou sorvete. b. O estudante comeu sanduíche, não comeu salada e tomou sorvete. c. O estudante não comeu sanduíche. d. O estudante comeu sanduíche, mas não tomou sorvete. e. O estudante não comeu sanduíche, mas comeu salada.
Respostas
O estudante comeu sanduíche, mas não tomou sorvete.
A alternativa que torna a afirmação do estudante falsa é a letra: d. O estudante comeu sanduíche, mas não tomou sorvete.
O que é raciocínio lógico?
O raciocínio lógico trata-se de uma forma de organizar e interpretar uma situação de forma a buscar uma resposta que envolve uma charada ou pergunta lógica.
Nesse sentido, deve-se buscar a correta interpretação dos dados para buscar deduzir a resposta de maneira lógica, evitando a indução ao erro que pode existir.
O enunciado da questão apresenta uma frase que baseia todo o raciocínio lógico do problema, que é a seguinte:
- Se eu comer um sanduíche, então não comerei salada, mas tomarei sorvete.
Dessa forma, criou-se uma obrigatoriedade, sendo ela a de que se o estudante comer um sanduíche ele deve tomar um sorvete. Portanto, o sanduíche é ligado ao sorvete.
Sendo assim, a afirmação passa a ser falsa caso o estudante coma o sanduíche e não tome o sorvete.
Para mais informações sobre raciocínio lógico, acesse: brainly.com.br/tarefa/9671533
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!