• Matéria: Sociologia
  • Autor: mateusgralak2017
  • Perguntado 7 anos atrás

A organização internacional da produção e do trabalho, hoje conhecido como globalização, teve início com a expansão do comércio ocidental e se intensificou com a Revolução Industrial (1750) exigindo uma organização cada vez mais voltada aos interesses da economia mundial. Sobre a produção e internacionalização do trabalho assinale a alternativa correta.
Alternativas

Alternativa 1:
Continentes como o africano e americano, eram mapeados por um jogo diplomático tranquilo, porém conservador.


Alternativa 2:
O convívio entre a Europa e as demais nações do mundo melhorou. A preservação de comunidades nativas na África e na Ásia marcou o respeito pelas diferenças entre diversas nações.


Alternativa 3:
No passado, as práticas mercantis eram determinantes para o sucesso da empresa capitalista e, a partir do século XVIII, o fator determinante foi a produção centrada na Ásia e na América do Sul.


Alternativa 4:
As disputas por áreas de exploração dividiram as potências industriais e acirrou a rivalidade entre elas. Uma polarização iniciada pelo Japão e a China levou ao conflito mundial que se desenrolou principalmente na Ásia.


Alternativa 5:
O modelo industrial centrado nas nações desenvolvidas surgiu após duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Os conflitos resultantes da rivalidade das grandes potências econômicas já demonstravam esgotamento por falta de espaço para a expansão do mercado, e os continentes africano e americano eram visados por um jogo diplomático tenso.

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

Alternativa 5.

Podemos traçar um paralelo da Revolução Industrial e as fases que a seguiram com o pensamento acerca do liberalismo, que parte do pressuposto que a organização da sociedade deve pertencer a civilização e a busca por melhores condições.

Atualmente, o liberalismo parte de uma perspectiva mais ampla, a favor da privatização dos serviços em prol da economia do país, e, a mínima intervenção estatal, que para os adeptos dessa concepção não avançam a sociedade em nível internacional, principalmente nos dias de hoje onde a posição econômica do país depende de sua evolução tecnológica.

Perguntas similares