Respostas
eram as relacoes que os senhores dos feudos se relacionavam com servas
A sociedade medieval, era composta por nobreza era a classe dirigente, e o clero (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres), representantes da Igreja, fosse o grupo mais abastado. Os nobres podiam ser os reis, duques, marqueses, condes, viscondes e barões. Não estamos colocando aqui o povo que sustentava o restante destes.
As relações eram divididas em suseranos que eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito de defendê-lo em tempos de guerra.
Note que um vassalo, podia tornar-se suserano no momento em que doassem parte de suas terras a outro nobre e assim, por diante, formando uma grande rede de relações entre suseranos e vassalos.
Em resumo, as relações de suserania e vassalagem possuíam um teor cooperativo, as quais representavam um pequeno e importante sistema sócio econômico da época, ou seja, eram de ordem direta e pessoal e visavam a aliança nas relações econômicas e sociais entre os nobres.
Logo suserano era quem doava terra e vassalo aquele que recebia terra.. O vassalo que recebia a terra tinha uma dívida de honra para com seu suserano. Se essa terra fosse muito grande para tal vassalo este também poderia doa-lá tornando-se assim suserano para quem este doou. Mas ainda continuando vassalo perante o que dou a terra.