Eu estou tendo dúvidas perante o local de surgimento do gênero teatral ''auto''. Em um site dizia que surgiu em Portugal, outro já falava que foi na Espanha.
Respostas
Em Portugal
Em Portugal, no século XVI, Gil Vicente é a grande expressão desse gênero dramático. Camões e Dom Francisco Manuel de Melo também adotaram essa forma. O auto era escrito em redondilhas e visava a satirizar pessoas. Como os autos de Gil Vicente deixam perceber claramente (vide, por exemplo, o Auto da Alma e Auto da Barca do Inferno), a moral é um elemento decisivo nesse subgênero.
No Brasil
O padre jesuíta espanhol José de Anchieta (1534-1597) escreveu muitos autos visando a converter os índios do Brasil ao catolicismo no século 16, como o "Auto da Pregação Universal", o "Auto de São Lourenço" e o "Na Aldeia de Guaraparim".[4] Como características inovadoras, seus autos continham cenas em três línguas diferentes: tupi antigo, português e castelhano; e os santos católicos se juntavam a divindades locais indígenas, numa forma de sincretismo. Além de Anchieta, outros brasileiros também escreveram autos: Joaquim Cardoso (1897-1978), com seu "De uma noite de festa", um auto de natal; e Ariano Suassuna (1927-2014), autor do conhecido "Auto da Compadecida".[5] e João Cabral de Melo Neto autor de Morte e Vida Severina ou Auto de Natal Pernambucano.
MAS NO GERAL FOI EM PORTUGAL BJS BJS
O gênero teatral ''auto'' surgiu em Portugal