• Matéria: Biologia
  • Autor: GeovannaEstudanteN1
  • Perguntado 7 anos atrás

EU PRECISO DAS SEGUINTES COISAS COM O TEMA MICROSCÓPIO:

1-Descoberta

2-Tipos

3-Fundação

4-Partes e suas funções

e um adicional: curiosidades ( esse não é necessario mas se tiver como...)

Respostas

respondido por: noanakelly
1

1- descoberta: Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).

2-tipos: 1. Microscópio ultravioleta

Neste tipo, utiliza-se a radiação ultravioleta, que tem um comprimento de onda para a luz visível, melhorando o limite de resolução.

2. Microscópio de fluorescência

A observação dos espécimes é feita através da fixação de substâncias fluorescentes (fluoro e cromos), que, ao receberem luz, podem ser observados através do brilho gerado.

3. Microscópio de contraste de fase

Transforma diferentes fases dos raios de luz em diferenças luminosas, permitindo a observação dos espécimes através do contraste gerado.

4. Microscópio de polarização

Constituído por dois prismas – um polarizador e outro analisador – este tipo de microscópio é utilizado na observação de materiais birrefringentes (estruturas anisotrópicas, com índices diferentes de refração como os ossos, músculos, fibras, cabelos, etc.).

Os microscópios eletrônicos utilizam, em vez da luz, um feixe de elétrons, para iluminar a amostra, combinado a lentes eletrostáticas e eletromagnéticas. Sua capacidade de ampliação é superior a dos microscópios de luz, atingindo um nível de resolução de 0,2 nanômetros. Os tipos principais são:

1. Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV)

Capazes de produzir imagens em alta resolução, estes microscópios ampliam em até 100 mil vezes objeto e permitem obter imagens tridimensionais, sendo bastante utilizados para a observação da estrutura superficial da amostra.

2. Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET)

Este tipo permite examinar detalhes ínfimos, ampliando o objeto em até um milhão de vezes. Seu funcionamento consiste na emissão de um feixe de elétrons que interage com a amostra enquanto a atravessa, formando uma imagem aumentada. Para a observação neste tipo de microscópio é necessário que o material seja cortado em camadas bem finas.

Ao contrário da microscopia óptica, este tipo não utiliza lentes de vidro, mas sim ponteiras de vidro com alta sensibilidade à superfície da amostra, permitindo a formação de uma imagem com informações tridimensionais.  Além da grande resolução, os microscópios que utilizam essa tecnologia podem medir características como dureza e elasticidade do material.

( acho que nao sera necessario escrever todos kkk)

3- seria função nao? (se for a resposta ta ai)

ampliar imagens para melhor estudo

4- partes e suas funções

Oculares: Dois sistemas de lentes (em microscópios mais simples há apenas um). As oculares geralmente tem poder de aumento de 10X e é por meio delas que observamos a imagem ampliada.

Tubo: Suporte das oculares. Também chamado de canhão.

Revólver: Peça giratória que comporta as objetivas. Para trocar de objetiva, sempre manuseie o revólver, nunca force as objetivas.

Objetivas: Geralmente três ou quatro, são lentes de maior poder de ampliação.

Platina: Também chamada de mesa, é o suporte onde será colocada a lâmina. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico.

Condensador: Concentra os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.

Fonte de luz: Nos microscópios modernos é uma lâmpada, mas em microscópios mais antigos era um espelho que refletia a luz.

Liga/desliga: Botão para ligar e desligar a lâmpada.

Macrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina. Faz movimentos amplos para um ajuste grosso.

Micrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina. Permite um ajuste fino do foco.

Braço: Também chamado de coluna, é fixo na base do microscópio e serve de suporte para as demais partes.

Charriot: Peça que permite movimentar a lâmina sobre a platina. Não aparece na figura pois geralmente localiza-se na lateral direita.

só sei curiosidades sobre o microscopio eletronico kkkkkk tomara q ajude

A principal diferença entre um microscópio de luz e um microscópio eletrônico está na utilização que o último faz de feixes de elétrons;

O microscópio eletrônico possui dois tipos de varredura e de transmissão;

O de transmissão tem como utilidade o estudo de estruturas cortadas em fatias bastante

finas;

O microscópio de varredura tem como serventia a análise de superfície de corpos de seres vivos, de moléculas e de células;

Para a utilização do microscópio eletrônico faz-se necessário que o material esteja, além de fixo, também corado com sais de metais pesados;

Há ainda um terceiro tipo de microscópio eletrônico, denominado de M.E.V.T, utilizado para visualização de átomos;

ESPERO QUE TE AJUDE FLW!!!!


GeovannaEstudanteN1: obg ajudou muito
Perguntas similares