Estou com dificuldade em química, mais especificamente em uma propriedade especifica da materia, a densidade. Alguem me explica de forma simples apenas para entender o começo da química.
Respostas
A densidade e a razão entre a massa e o volume que ela ocupa.
A sua fórmula é D=m/v
A densidade é uma propriedades intensivas: São aquelas que não dependem da massa da amostra.
Tem duas maneira de explicar isto: uma delas usando o sendo comum e a outra uma definição matemática:
1) Densidade é a medida da concentração de matéria. Quanto mais denso um objeto, mais concentrada a matéria está nele e, portanto mais pesado ele acaba sendo. Inversamente, quanto menos denso, mais rarefeito ele é. Uma barra de Sufflair (aquele chocolate airado), por exemplo, é menos densa que um tijolo de chocolate. Quando você comprime algo, você compacta este algo, faz os seus átomos se aproximarem uns dos outros. Você torna este algo mais denso. Esta é a percepção intuitiva de densidade. Existe a definição mais formal e elas se completam.
2) A densidade é uma propriedade física da matéria e pode ser definida como a razão entre a massa de um corpo e o seu volume. Matematicamente é descrita assim:
D = M / V
onde:
D é a densidade (expressa, normalmente, em Kg/ ou g/)
M é a massa do corpo (normalmente expressa em kg ou g)
V é o volume ocupado pelo corpo (normalmente expresso em ou ).
A formulação matemática nos permite ver que quando a massa aumenta (numerador), a densidade aumenta (por isto, o chumbo é mais denso que o alumínio).
A mesma formulação nos permite ver que, quando o volume aumenta (denominador), a densidade diminui. É por isto que o gelo flua na água: ao congelar, a água aumenta de volume, fazendo com que o gelo fique menos denso, ou seja, "mais leve", do que ela.
Qual a relação entre densidade e química?
Embora a densidade seja uma propriedade física ela é, também, uma característica dos diferentes elementos químicos, funcionando como uma "assinatura" que ajuda a identificá-los.. Como assim?
Cada elemento da Tabela Periódica tem sua densidade própria.
A densidade do ferro (Fe), por exemplo, é 7,87 g/,
a do chumbo (Pb) é 11,30 g/ e a da água é 1,00 g/.
Foi usando conhecimentos sobre densidade e empuxo (a força para cima que faz os navios flutuarem e balões de ar quente subirem, porque são menos densos do que o meio em que se encontram) que o grande filósofo grego Arquimedes descobriu uma forma de resolver um problema que o rei havia lhe dado: determinar se a coroa que havia ganhado de presente era de ouro maciço, ou apenas folheada, sem estragá-la.
Diz a lenda que Arquimedes estava na banheira quando percebeu a solução e ficou tão empolgado com a descoberta que saiu pelado pelas ruas de Siracusa gritando Eureka!
:-)