10. Boa parte das grandes empresas utiliza modelos de avaliação por competências para avaliar o desempenho dos seus colaboradores. Este tipo de modelo é tipicamente construído tendo como base os comportamentos demonstrados por aqueles que são vistos como talentos dentro da organização. O pensamento é: “Estes são os comportamentos dos nossos melhores colaboradores, portanto devem servir de referência para todos os demais…”. Fonte: ALMEIDA, A. Chega de modelos de competência, chega de mesmice…
O excerto acima apresenta uma visão sobre o mapeamento das competências. Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A gestão por competências é um modelo de gestão que se baseia nas estratégias da organização partindo dos objetivos organizacionais e das competências essenciais para a definição e a prática das competências dos grupos e dos indivíduos.
PORQUE
II. A assertividade, liderança e comunicação adequada são competências estratégicas para qualquer objetivo organizacional, compondo assim, as competências essenciais de qualquer organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
A alternativa correta da questão é a B:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Como pudemos ver, a gestão por competências é um modelo de gestão que se baseia nas estratégias da organização, partindo dos objetivos organizacionais e das competências essenciais para a definição e a prática das competências dos grupos e dos indivíduos.
Porque a assertividade, a liderança, a comunicação adequada são competências estratégias essenciais para qualquer tipo de organização.
A organização sempre tem o poder de elencar as suas competências desejáveis e necessárias, para o bom andamento dos seus processos.
Entretanto, as competências citadas no excerto acima, de fato, são essenciais a qualquer organização, e são altamente requisitadas de seus funcionários.
Espero ter ajudado!